sábado, março 24, 2007

A melhor forma de se responder às provocações

"Portugal goleou a Bélgica em Alvalade por 4-0, em encontro do grupo A de apuramento para o Euro'2008. Após uma primeira parte sem brilho, a equipa nacional partiu para uma exibição de luxo na etapa complementar, com golos de Nuno Gomes, Cristiano Ronaldo (bisou) e Ricardo Quaresma, que se estreou a marcar pela Selecção."
(in http://www.record.pt/)


Não havia motivo para as declarações completamente despropositadas e incendiárias de Stijnen (o guarda-redes belga) antes do jogo, bem com as atitudes deselegantes com que alguns elementos da comitiva belga brindaram os jornalistas portugueses à chegada ao aeroporto de Lisboa.

Muitas vezes a melhor forma de respondermos à hostilidade é responder com "fair-play" em campo e fora dele como fez Scolari. E para os menos atentos, Stijnen fez o seu mea culpa e no final do jogo pediu desculpa a Cristiano Ronaldo. Ora aqui está uma das melhores atitudes nos relacionamentos humanos... o perdão!! Uma atitude bonita após uma semana tensa!

Viva o Fair-Play...

5 comentários:

Anónimo disse...

O treinador brasileiro gere o seu trabalho com uma grande argúcia política. É mestre a escolher inimigos fazendo deles o alimento das suas vitórias. Está acima dos lóbis e corta a direito. Ainda bem para o futebol português, para a selecção portuguesa e para os milhares que esta noite encheram o Estádio de Alvalade para ver a grande vitória de Portugal sobre a Bélgica, por 4-0, e para os vários milhões que no país e no mundo assistiram ao jogo pela televisão.

Rui disse...

Caríssimo Leão da Estrela

Não discordando em nada do que disse no seu comentário, aquilo que eu mais quis realçar neste meu "post" foi a atitude de reconciliação que ocorreu no final do jogo, tenha ela sido espontânea ou imposta. Tanto melhor, se fosse espontânea.

De qualquer forma, o guarda-redes belga foi-nos pedindo desculpa ao longo do jogo... Não acha? Os dois golos do Cristiano Ronaldo não foram totalmente isentos de culpa para Stijnen... ;-)

Ana disse...

Pena o hino belga ter sido assobiado do princípio ao fim... Senti vergonha desse momento.
Em relação a tudo o resto, gosto muito de futebol,mas tenho pena que tudo seja tão empolado...Por outro lado, enquanto a equipa de futebol ganhava à bélgica, a equipa de raguebi conseguia o apuramento para o mundial (uma equipa amadora!) e poucos foram os destaques dados a este acontecimento! enfim, pesos diferentes...

Rui disse...

Como não vi os primeiros 5 minutos do jogo, não assisti a esse momento vergonhoso de que falas, Ana.
Acho lamentável que de um momento infeliz de um jogador (o guarda-redes belga) e de alguns membros da comitiva belga, se tenha extravasada para o desrespeito que o povo belga merece. Para "vingarem" um pequeno número de belgas imbecis desrespeita-se um povo inteiro assobiando-lhe o hino. Lamentável! :-(

Os meios de comunicação social também têm as suas culpas neste episódio de má memória... :-(

Em relação à equipa de râguebi, estou contigo! Fiquei muito contente que eles tenham conseguido o apuramento, pois para além de ser prestigiante para Portugal, também é a primeira equipa amadora a conseguir tal feito.
Outro motivo, pelo qual também fiquei contente, é o facto de conhecer pessoalmente um dos seus jogadores. Também ele se queixa do "esquecimento" a que estas modalidades são "condenadas".
Para uns há patrocínios chorudos, 10 estádios novos, milhões de euros para jogadores mimados e ricos!!!
Para outros tostões, como é o caso do râguebi em que são amadores, cada um com a sua profissão, com os sacrifícios pessoais e profissionais para poderem treinar e jogar!
Isto é que é rentabilidade! :-)

Força Portugal!
Força Lobos!

Rui disse...

ERRATA

Onde está:
"(...)e de alguns membros da comitiva belga, se tenha extravasada para o desrespeito que o povo belga merece."

Deve ler-se:
"(...)e de alguns membros da comitiva belga, se tenha extravasado para o desrespeito que o povo belga não merece."

 
eXTReMe Tracker
eXTReMe Tracker