segunda-feira, abril 02, 2007

Jacky, o urso de Tallac

Andava eu a fazer umas pesquisas e eis que deparo com este incontornável marco da minha infância... Por muitos desenhos animados que tenham vindo posteriormente, nenhum, mas mesmo nenhum me tocou tanto quanto a história de "Jacky, o urso de Tallac"... Há coisas que nem o tempo consegue apagar!

Só tenho pena que a abertura esteja em castelhano, porque a versão portuguesa não ficava nada atrás, apesar da música e letra serem iguais...


A história que é bastante comovente, relata a amizade estabelecida entre Jacky e sua irmã Nuca com um menino índio, depois de Grizzly, a mãe destes ursinhos, ter sido abatida. Mais tarde acontece uma separação entre os ursinhos e o menino, e só no final da série é que há o reencontro entre estes amigos, para em seguida haver uma nova despedida... Desta vez, para sempre!

Ainda me lembro destes tempos, onde só havia dois canais e um deles só dava Tele-Escola e pouco mais e em horário super-reduzido. Os desenhos animados passavam na RTP1 e só às 13:00 de Domingo, pelo que dava para ir à missa às 11:00. Depois da missa, o ritual que se tornou quase uma tradição. O meu pai ia comprar o jornal dominical e a mim comprava-me uma ou duas carteirinhas de cromos do Jacky, conforme o meu comportamento semanal. Velhos tempos! Confesso ter ainda uma certa saudade desses tempos de inocência onde as crianças, apesar de terem menos do que as dos tempos actuais, eram mais ricas em desenvolvimento e sonhos.

Enfim... Sou da "Geração Heidi"!

Rui

1 comentário:

Unknown disse...

Eu também sou desta geração,a Nossa "Geração" tem coisas inesqueciveis...
Grande Blog,obrigado pelo link para o viva 80.
Cumprimentos.

 
eXTReMe Tracker
eXTReMe Tracker