segunda-feira, janeiro 21, 2008

A um ti que eu inventei...

Solitária II - António Lança


A Um Ti Que Inventei

Pensar em ti é coisa delicada.
É um diluir de tinta espessa e farta
e o passá-la em finíssima aguada
com um pincel de marta.

Um pesar grãos de nada em mínima balança

um armar de arames cauteloso e atento,
um proteger a chama contra o vento,
pentear cabelinhos de criança.

Um desembaraçar de linhas de costura,

um correr sobre lã que ninguém saiba e oiça,
um planar de gaivota como um lábio a sorrir.

Penso em ti com tamanha ternura

como se fosses vidro ou película de loiça
que apenas com o pensar te pudesses partir.


António Gedeão




6 comentários:

Berta disse...

nice;) e não... não é nice de frança! eheh
beijocas

Berta disse...

e este poema lembra-me uma parte do livro "para sempre" do Vergílio Ferreira.
Já leste o livro?;)

Rui disse...

Estive para o comprar no fim-de-semana... Mas quando cheguei à FNAC já eram 23:50 e fui quase expulso de lá quando bateram as 12 badaladas, qual Cinderelo-Sem-Sapatinhos-De-Cristal...
"Senhor, estamos a fechar... Será que..." "Posso sim!" E saí dali...

Mas agora tenho uns livros em casa que comprei há tempos e que ainda não os li... Com tempo! Já estão uma boa meia dúzia na calha!
Agora estou a ler "O Assobiador" de Ondjaki. Está a ser interessante...

De que fala "Para Sempre"? O único que li de VF foi "Aparição" no 10º ou 11º ano, mas só o apreciei na sua plenitude, quando fui para Évora... Porque será? Mas do que li fiquei com a impressão que VF tinha uma grande obsessão pela temática da morte...

Berta disse...

:) Vergílio Ferreira é muito de falar da condição humana. mas gostei do livro. claro que não é um livro para ser lido em momentos em que estamos mais "tristonhos".:P

Esse senhor d' "O Assobiador" vem à Póvoa, ao "correntes d'escritas". Tal como o Mia Couto e mais uns quantos. ;) Pena que seja durante a semana. e mts dos eventos são durante o dia. :P
:) A Póvoa vai ficar muito bem povoada durante essa semana.;)
Beijocas

Rui disse...

A Póvoa no resto dos dias já está bem povoada, segundo me parece! ;-)

Berta disse...

eheh ;)
Pronto :) vai ficar ainda mais bem povoada ;)
Beijocas

 
eXTReMe Tracker
eXTReMe Tracker