quinta-feira, agosto 30, 2007

Ilusões...


"O cansaço de todas as ilusões e de tudo que há nas ilusões - a perda delas, a inutilidade de as ter, o antecansaço de ter que as ter para perdê-las, a mágoa de as ter tido, a vergonha intelectual de as ter tido sabendo que teriam tal fim. (...)"

Fernando Pessoa - in "Livro do Desassossego"


Enfim... Quem as não tem?
:-/

3 comentários:

Ana disse...

Tudo isso (a vergonha, o antecansaço, a mágoa, a inutilidade) deixa de ter importância quando descobrimos que as ilusões também nos afagam o coração.

Ana disse...

ou não... talvez esteja apenas a confundir ilusão com sonho...

Rui disse...

As ilusões não passam de utopias, imaginações que nos fazem mergulhar na letargia e na passividade. São a droga dos que esperam que tudo lhes seja dado sem esforço e... quando estas desaparecem e nos fazem enfrentar a dureza da realidade, caímos na tristeza e na decepção. São as ilusões que nos cegam os sonhos… Quantas e quantas vezes já nos iludimos com acontecimentos, com pessoas… e no fim acabamos por desistir de lutar, por acharmos que não vale mais a pena! :-/
Talvez fossem apenas afectos desordenados...

Já os sonhos é que nos fazem sentir vivos e nos indicam o caminho a seguir, “obrigando-nos” a lutar mais e mais. Nascem do aprofundamento e discernimento :-) dos nossos desejos mais puros e sinceros, e são eles que verdadeiramente nos “afagam o coração” mesmo quando tudo parece ruir à nossa volta... :-)

Já dizia Pessoa “Saber não ter ilusões é absolutamente necessário para se poder ter sonhos” (na introdução deste blog). E como isso é tão verdade!

Faço por manter os meus sonhos sempre vivos, em número limitado e e com alguma renovação. Talvez até aconteça que parte deles nunca se concretize, mas nunca deixarão de ser o meu farol...
O meu maior sonho (imutável)... é ser feliz! E quanto a isso não tenho ilusões... só depende de mim!

Obrigado Ana, pelas tuas palavras…
;-)

 
eXTReMe Tracker
eXTReMe Tracker