sexta-feira, junho 13, 2008

Uma homenagem....

A Cidade
Vieira da Silva


"Penso às vezes no belo que seria poder, unificando os meus sonhos, criar-me uma vida contínua, sucedendo-se, dentro do decorrer de dias inteiros, com convivas imaginários com gente criada, e ir vivendo, sofrendo, gozando essa vida falsa. Ali me aconteceriam desgraças; grandes alegrias ali cairiam sobre mim. E nada disso seria real. Mas teria tudo uma lógica soberba, sua; seria tudo segundo um ritmo de voluptuosa falsidade, passando tudo numa cidade feita da alma, perdida até [ao] cais à beira de um comboio calmo, muito longe dentro de mim, muito longe... E tudo nítido, inevitável, como na vida exterior, mas estética de Norte a Sul."

in Livro do Desassossego
Bernardo Soares (Fernando Pessoa)

2 comentários:

Ana disse...

2 em 1;)

Rui disse...

:-) pois é, "Anokas"! ;-) É aquilo a que se pode chamar verdadeiramente um "2 em 1". Vieira da Silva fazia 100 anos que nasceu e Pessoa, 120. Bonitas idades...
:-)

 
eXTReMe Tracker
eXTReMe Tracker