terça-feira, novembro 06, 2007

Évora... uma nova aparição

Sé de Évora
(vista da Rua 5 de Outubro)


"A cidade resplandecia a um sol familiar, branca, enredada de ruas, como de velhas ciladas, semeada de ruínas , de arcos partidos, nichos de santos das orações de outras eras, janelas góticas, como olhares embiocados. Évora mortuária, encruzilhada de raças, ossuário dos séculos , e dos séculos, como te lembro, como me dóis!"
in "Aparição" - Vergílio Ferreira



Templo Romano
(visto do Jardim do Templo)

"Subo a rua que me leva à Sé, viro no largo do Templo de Diana. E, nas colunas solitárias ouço como o murmúrio antigo de uma floresta imóvel. O Zimbório da Sé brilha, dourado ao sol matinal. Fico a olhá-lo longo tempo, parado sob um arco que se lança sob a rua, suspenso de silêncio e de memória."
in "Aparição" - Vergílio Ferreira

Travessa Torta
(vista da Rua do Rhaimundo)


Évora... Cidade nostálgica!
Ou seria eu, que no reencontro com a cidade e com o passado, me tornei nostálgico por um par de dias...? Percorrer novamente aquelas ruas caiadas foi reviver um filme de que gostei e amei... foi relembrar as alegrias que fundaram sólidas amizades, as paixões efémeras, os tormentos dos exames, as amarguras que fizeram crescer... Há sempre uma história para contar, por cada pedra do chão, por cada beco, arcada ou esquina... E tanto que haveria para contar!
E a saudade enorme que, entalada dentro de mim, me subia aos olhos a cada passo e me toldava o olhar! Ah... Évora! Se me deixasses voltar a viver aqueles tempos, vivê-los-ia mil vezes!
Évora... Cidade bela e inesquecível, resplandecente como a Luz!Cidade feiticeira, que me seduz...


Praça do Giraldo
(vista da Igreja de Santo Antão)

Fotos: Rui C.
(Évora - Novembro 2007)

4 comentários:

Ana disse...

rui não consigo ver as fotos...

Rui disse...

Sorry!!!!
Acho que agora já deve dar... ;-)

Ana disse...

ahhh:) agora sim!! belo, belíssimo. Gosto muito de Évora, só falta o mar para ser perfeita.

Rui disse...

Para mim foi uma "benção" não ter mar... Se o tivesse, não teria acabado o curso tão cedo... ;-)

Tive a sorte de ter vivido em cidades muito belas, cheias de encantos e recantos paradisíacos... Guarda, Coimbra, Lisboa, Évora, Viana do Castelo...
Ainda hoje me chamaram "cidadão do mundo"... Achei piada ao comentário!

Mas apesar de Évora me ter marcado muito profundamente, há uma outra cidade pela qual nutro um carinho especial... Viana do Castelo! Mar, rio, praias, montanha, simpatia, gastronomia, centro histórico bem preservado...

 
eXTReMe Tracker
eXTReMe Tracker