domingo, outubro 21, 2007

Dia Mundial das Missões

Hoje é o Dia Mundial das Missões... E aproveito para relembrar aqui uma passagem da Bíblia a propósito deste dia...

«Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: "Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?" Pedro respondeu: "Sim, Senhor, Tu sabes que eu sou deveras teu amigo." Jesus disse-lhe: "Apascenta os meus cordeiros." Voltou a perguntar-lhe uma segunda vez: "Simão, filho de João, tu amas-me?" Ele respondeu: "Sim, Senhor, Tu sabes que eu eu sou deveras teu amigo." Jesus disse-lhe: "Apascenta as minhas ovelhas." E perguntou-lhe, pela terceira vez: "Simão, filho de João, tu és deveras meu amigo?" Pedro ficou triste por Jesus lhe ter perguntado à terceira vez: "Tu és deveras meu amigo?" Mas respondeu-lhe: "Senhor, Tu sabes tudo, Tu bem sabes que eu sou deveras teu amigo!". E Jesus disse-lhe: "Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais novo, tu mesmo atavas o cinto e ias para onde querias; mas, quando fores velho, estenderás as mãos e outro te há-de atar o cinto e levar para onde não queres." E disse isto para indicar o género de morte com que ele havia de dar glória a Deus. Depois destas palavras, acrescentou: "Segue-me!"»
Jo 21, 15-19


Talvez um pouco enigmática esta passagem, mas depois de destrinçada, julgo que faz todo o sentido.
Terá sido este o momento chave em que Jesus confia a Pedro a Missão da vida dele. Jesus questiona Pedro sobre a sua "fidelidade à missão" que Ele lhe propunha... Por duas vezes Jesus pergunta-lhe se este O amava (amor Agapé - amor de Deus) e este respondeu-lhe que sim (amor Fileo - amizade): "(...) eu eu sou deveras teu amigo." E em crescendo de intensidade, à terceira vez, Jesus coloca a mesma questão mas desta vez com a tónica do amor Filae. E aí Pedro entristeceu-se porque se deu conta da fraqueza do seu amor a Jesus.
O amor de Deus (Jesus) é um amor incondicional e não depende de haver reciprocidade. Jesus ama-nos para lá das nossas fraquezas e defeitos. Ama-nos como somos! E Jesus amava Pedro... E queria-lhe confiar a sua missão... que este fosse a presença física, que este fosse membro do seu Corpo (Igreja). A sua missão seria pôr em prática esse Amor em Jesus, e daí aquela perguntas que Jesus lhe fazia! Até que ponto Pedro amaria Jesus? Jesus já o sabia, mas Pedro ainda não se havia apercebido da fraqueza do seu amor... É na percepção desta fraqueza que nos podemos fortalecer...

"Segue-Me."
"Apascenta as minhas ovelhas."

Ele está sempre connosco, mas está à nossa espera! À espera do nosso "clique", à espera de que ouçamos o seu chamamento... "Vira-te para o Próximo e cumpre a tua missão!" Seria assim que Ele nos diria. E quando finalmente encontrarmos o nosso lugar na barca, o nosso lugar na Igreja..., talvez tenhamos encontado a nossa identidade! Seremos bons pescadores?



Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker
eXTReMe Tracker